Índice
O licor artesanal é uma bebida muito apreciada por diversas pessoas, principalmente devido aos seus diferentes sabores, que podem atender todos os tipos de gostos.
Mas, a sua produção artesanal pode trazer benefícios a mais para o seu sabor e, por isto, é tão procurada por todos.
Continue lendo a seguir e entenda o que é um licor artesanal, reconhecendo os melhores lugares para encontrar esta bebida e aprendendo mais sobre suas principais características.
Entenda o que é um licor artesanal
A cachaça é uma das bebidas mais conhecidas e apreciadas em todo o Brasil, principalmente devido à sua historia e modo de produção.
Mas, para as pessoas que são amantes de bebidas destiladas, o licor artesanal também pode conquistar seus paladares e trazer sensações incríveis, principalmente devido à sua variação de sabores.
Existem diversos sabores que podem ser provados e apreciados por seus fãs, que desejam provar as variedades desta bebida destilada tão saborosa.
Mas, para entender melhor sobre o que é o licor artesanal, é preciso compreender seu conceito e analisar suas principais características.
Portanto, o licor é considerado uma bebida aromática com uma dosagem significativa de álcool e a sua produção acontece a partir da mistura de ingredientes como especiarias, flores, ervas e alguns tipos de frutas.
Estes ingredientes, quando aliados com alguns tipos de bebidas alcoólicas destiladas, como rum, cachaça e outros tipos, passa por um processo de produção que faz com que o licor fique pronto.
Em produções artesanais de licores, é muito comum encontrar sua produção a partir da cachaça prata, que é o tipo de destilado mais saboroso e livre de outras modificações em seu sabor.
Mas, normalmente, em produções industrializadas, é muito comum encontrar licores produzidos a partir de uma base alcoólica, determinada através de um álcool neutro, originado a própria cana de açúcar.
E, para o caso dos licores artesanais, é possível contar com a regra de aproximadamente 350 gramas de açúcar, no máximo, dependendo sempre de seu objetivo de produção e de seu sabor.
Qual a origem do licor?
O licor é uma bebida que pode ser produzida de forma artesanal e que é procurado por diversas pessoas em todo o Brasil, buscando por diferentes sabores e aromas deste tipo de bebida.
Mas, como o licor começou a ser consumido?
De acordo com algumas lendas que abordam a origem de sua produção e consumo, é possível ter diversas respostas e, algumas delas inclusive de origem mística, se referindo à fadas e até mesmo bruxas.
Mas, quando nos referimos à fatos concretos, é possível encontrar a origem do licor em buscar por medicinas caseiras, com espécies de caldeiradas que eram realizadas há muitos anos.
A cultura chinesa, por exemplo, tinha, há muitos anos atrás, o costume de ingerir bebidas destiladas com sua fermentação feita através do arroz, semelhantes a produção dos licores.
E, depois de algumas tentativas, os primeiros alquimistas da historia conseguiram extrair das ervas seus princípios aromáticos, permitindo que eles fossem utilizados em outros tipos de finalidades, como a produção de bebidas destiladas.
Depois de misturar estes princípios aromáticos, é possível dizer que se deu origem ao licor, uma bebida aromática com versatilidade de sabores e destilação característica.
Mas, além disso, a produção artesanal de licores se deve ainda à outras culturas e povos, como os monges, que originaram a produção e descoberta de licores que se tornaram conhecidos em todo o mundo.
Por volta do ano de 1575, foi originada uma da principais e primeiras destilarias de licores de todo o mundo, desenvolvida por um holandês, que aprimorou suas principais técnicas de produção e garantiu que esta bebida se desenvolvesse da melhor forma.
Além disso, no Brasil, era muito comum encontrar diversas receitas com diferentes tipos de licores, produzidas pelas mucamas à mando dos senhores de engenho. Com o tempo, esta bebida foi se desenvolvendo também em solo nacional, principalmente devido à criatividade das produtoras e a versatilidade de ingredientes utilizados pelas cozinheiras.
Entenda como o licor artesanal é produzido
Como vimos, o licor artesanal é uma bebida que teve sua origem de forma variada e, com isto, é preciso levar em conta seus diferentes tipos de produção.
Normalmente, os licores que são produzidos com sabor baseado em frutas, é preciso uma previa preparação onde há um processo de infusão destes ingredientes.
Dessa forma, as frutas são colocadas junto com a cachaça durante um tempo, para que este destilado possa absorver seus aromas e principais características de sabor e coloração e, depois disto, a bebida passa por um processo que chamamos de decantação.
No momento da decantação, a bebida fica em um período de repouso, para que seus ingredientes possam ser misturados da melhor forma possível.
Os ingredientes utilizados para a produção de um licor artesanal são de origem natural e, por isto, neste processo são selecionadas matérias-primas com toda a qualidade.
São utilizadas frutas e polpas com qualidade escolhida à dedo, dando sempre preferência para os produtores familiares, que produzem estes alimentos de forma orgânica, livre de qualquer tipos de agrotóxico ou outro veneno em sua produção.
E, por isto, os licores artesanais conseguem o melhor aroma e sabor, sem que haja a necessidade de utilizar corantes, aromatizantes ou até mesmo conservantes neste processo de sua produção.
Qual o melhor momento e melhor forma para degustar um licor artesanal?
O licor é uma bebida que destilada que possui diferentes tipos de recomendações para seu consumo, principalmente se levarmos em conta seu sabor e sua forma de produção.
Mas, cabe apenas aos seus degustadores a melhor forma e o melhor momento de apreciar esta maravilhosa bebida, para que seu sabor seja apreciado da melhor forma possível.
Não há exatamente uma regra para seu consumo. Mas, o indicado é que o licor artesanal seja apreciado moderadamente, assim como qualquer outra bebida alcoólica.
Isto por que, este destilado é considerado um tipo de aperitivo, que deve ser degustado aos poucos, para que seu sabor seja sentido de forma completa.
Normalmente, as recomendações para esta bebida é que seu consumo seja feito depois das refeições, como uma espécie de digestivo e até mesmo uma sobremesa.
Além disso, seus produtores recomendam ainda que sua conservação seja feita em uma temperatura de -2 a -7 graus Celsius, para que seu sabor seja apreciado de forma completa e suas características principais tenham um maior destaque na bebida.
Mas, apesar disto, cabe apenas aos seus provadores a decisão de qual a temperatura ou o momento exato em que o licor é bem vindo para sua apreciação.
O importante é beber esta bebida bem lentamente, para que seu sabor seja notado e cada gole seja saboreado de forma completa.
Esta bebida artesanal pode ser encontrada com diversas formas de produção, variando de acordo com seus produtores e com os ingredientes utilizados em seu processo de finalização.
Agora que você já sabe o que é um licor artesanal, não perca mais tempo e procure agora mesmo por produtores de qualidade, que sejam capazes de oferecer o melhor sabor para esta bebida tão apreciada em todo o mundo, que traz variações incríveis para os seus ingredientes.