Índice
O torresmo à pururuca já se tornou um prato típico, especialmente em algumas regiões do Brasil, como o interior de Minas Gerais!
Veja tudo sobre o torresmo à pururuca, como é feito e as melhores receitas e não perca a chance de experimentar uma das maiores delícias da culinária brasileira!
O que é o torresmo à pururuca?
O torresmo à pururuca nada mais é do que a panceta ou toucinho, fritos de forma que a casquinha fique muito crocante e o torresmo ganhe um gosto especial. A carne pururucada é obtida a partir de um processo de fritura diferenciado.
Mas quem pensa que existe somente uma forma de fazer torresmo à pururuca e que isso é coisa de cozinheiro se engana muito. Muitas pessoas comuns já desenvolveram suas receitas e juram garantir o melhor torresmo à pururuca do qual se tem notícia. Separamos as principais informações e receitas para que você não fique por fora de nada que se relacione a esse prato delicioso!
Como surge o torresmo à pururuca?
Se você já conhece o torresmo à pururuca, não perca a história desse petisco delicioso! Mas se você nunca tinha ouvido falar nesse prato, confira tudo e faça hoje mesmo uma das receitas mais gostosas de pururuca que trouxemos para você!
A pururuca, como também é chamado esse tipo de torresmo, já é considerado um petisco típico dos estados de Minas Gerais e também de alguns lugares de São Paulo e do Paraná, mas se configura sempre em uma comida mais conhecida no interior, onde o consumo de carne de porco e de torresmo é mais tradicional.
Inicialmente, a pururuca era somente a pele do porco retirada e preparada de forma a se tornar crocante, mas atualmente o torresmo à pururuca é mais famoso porque reúne a carne saborosa da panceta com a pele crocante da pururuca em um só petisco, que passou a ser apreciado em outras diversas regiões do país.
Existem diversos outros tipos de pururuca além do torresmo, como a pele desidratada que é frita posteriormente, o próprio porco assado que pode ter sua pele pururucada com água fervente, e o torresmo frito em forma de pururuca.
Veja a seguir as receitas mais gostosas de torresmo à pururuca e aproveite para experimentar um dos pratos mais tradicionais do Brasil!
Receitas de torresmo à pururuca
Se você quer conhecer mais sobre essa delícia da culinária local, confira algumas das melhores receitas de torresmo à pururuca que preparamos para você!
Torresmo à pururuca frito
Para fazer o torresmo à pururuca feito, o ideal é já temperar a panceta com sal antes do processo de pururucar.
O melhor equipamento para fazer o torresmo é a panela de pressão aberta, onde ele deve ser colocado no óleo já quente.
O tempo de fritura é alto, leva aproximadamente quarenta minutos para a fritura e pururuca do torresmo, que deve ser frito com a panela aberta.
Vá mexendo de vez em quando para que o torresmo não grude no fundo da panela. A panela de pressão é indicada para que sua cozinha não fique toda suja de gordura após a receita ser preparada!
Torresmo à pururuca na Airfryer
A Airfryer é uma novidade que revolucionou a culinária, não há como negar. E ela é fundamental para a produção de receitas já tradicionais, como é o caso do torresmo à pururuca, simplificando a forma de fazer e trazendo resultados mais do que satisfatórios.
Para fazer essa receita, basta colocar o torresmo deve ser colocado na airfryer por 30 a 40 minutos, desligando a panela para mexer a cada dez minutos. A textura do torresmo feito dessa forma é bastante sequinha e pururucada!
Torresmo feito com vinagre
Essa receita garante a pururuca feita com um ingrediente muito simples: o vinagre. O vinagre é importante porque é ele que faz com que a pele do torresmo fique bem sequinha e também ajuda a fazer com que o óleo não espirre tanto pelo fogão. Mas pode ser importante usar uma panela alta, como a própria panela de pressão.
Para fazer essa receita, basta adicionar um pouco de vinagre no torresmo antes de fritar ou quando temperar.
Torresmo feito com bicarbonato
O bicarbonato de sódio já é conhecido por garantir receitas mais sequinhas, mas eu uso em torresmo à pururuca pode ser novidade para muitas pessoas!
Mas saiba que essa já se tornou também uma forma tradicional de fazer torresmo com a pele bem sequinha e crocante, sem alterar o sabor da carne do torresmo.
O ideal é cozinhar primeiro o torresmo na própria banha por ao menos quarenta minutos. Nos últimos minutos de cozimento o fogo deve ser elevado ao máximo e o bicarbonato é adicionado para garantir o efeito e o sabor desejados.
Torresmo congelado
Congelar o torresmo pode ser uma excelente técnica para pururucar a pele! Mas o processo para esse tipo de pururuca é um pouco mais complicado, embora o resultado compense bastante.
A pele do torresmo deve ser separada do torresmo e frita, congelada e frita novamente. Dessa forma é possível obter o torresmo mais sequinho que se tem notícia!
Torresmo de forno
O forno também pode ser usado para pururucar sua receita, como é feito no caso do porco assado! O torresmo deve ser temperado com sal e cortado em tiras e, em seguida, levado para o forno.
O ideal é usar a grelha por cima da forma para que a gordura escorra. Embora o resultado seja diferente do obtido na fritar, o torresmo à pururuca de forno fica muito gostoso e menos ressecado!
Com sal grosso
O torresmo pode ser feito com sal grosso e esse processo também é chamado de crosta de sal! A carne é levada ao forno com uma crosta de sal grosso por cima. Nessa receita a panceta deve ser levada inteira, sem cortes.
O corte do torresmo só deve ser feito após a carne estar assada e a pele pururucada!
Torresmo curado
A receita de torresmo à pururuca curado é feita colocando sal em toda barriga do porco. Depois do tempero, a carne precisa descansar por doze horas, no mínimo. Esse descanso no sal é o que fará com que o torresmo fique pururucado.
Com a pele já seca, leve para fritar! Uma das receitas mais fáceis e gostosas de torresmo com pele sequinha!
Torresmo falso
Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas muitas pessoas que não comem carne ou que apresentam intolerância à carne de porco já podem experimentar um torresmo falso, feito com uma massa de leite que imita a aparência do torresmo à pururuca!
Essa receita é feita com leite, polvilho do tipo doce, caldo de bacon (quem for vegano pode usar caldo de legumes) e ovo. Tudo é misturado e a massa é levada para ser frita!
A aparência fica idêntica à do torresmo tão famoso e pode ser uma ótima alternativa para quem gosta de fazer substituições mais saudáveis em seu cardápio! Experimente!
Agora que você já conferiu nossas melhores dicas e receitas de torresmo à pururuca, não deixe de experimentar todas e criar outras. O torresmo é um petisco simples, mas que exige alguma técnica para que a pele fique realmente pururucada e sabor delicioso! Não esqueça de fazer um molho de limão para servir com seu petisco!