Índice
Os doces mineiros são conhecidos no Brasil todo – e até no mundo. Não há quem resista a essas delícias e o chocolate, que é tão apreciado por todos, acaba ficando até de lado.
Se você quer aprender algumas receitinhas para fazer em casa ou saber como comprar doces para revenda, aqui nós iremos tratar dessas duas possibilidades.
Ao final desse artigo você vai sair com boas ideias e, claro, uma grande vontade de um docinho. Vamos lá?!
Quais são os principais doces mineiros e suas receitas
Quando falamos em doces mineiros as primeiras coisas que nos vem à cabeça são o doce de leite e, também, a goiabada (mais precisamente o Romeu e Julieta), mas esse é só o começo!
Doce de mamão verde, doce de figo, rocambole de doce de leite, doce de abóbora, bananada, pé de moleque, doce de laranja, cocada cremosa e bolachinhas de nata são marcantes em Minas Gerais.
A seguir temos algumas receitas para você anotar e até mesmo começar a fazer agora:
Doce de Mamão Verde
Esse doce é um dos mais tradicionais e também é bem fácil de fazer, além de contar com muitas vitaminas e minerais (uma bela opção para as crianças, inclusive).
Ingredientes
- 1 kg de mamão verde
- 2 xícaras de chá de água
- 1 ½ kg de açúcar
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
Modo de Preparo
Primeiramente, descasque todo o mamão e corte ele ao meio, limpando as sementes. Depois, corte as metades em fatias bem fininhas no sentido do comprimento da fruta.
Em uma panela com água, coloque o bicarbonato de sódio e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver você pode colocar o mamão. Deixe cozinhar por 1 minuto.
Depois, escorra a água (ela pode ser descartada) e reserve as tiras. Em outra panela coloque as duas novas xícaras de água e o açúcar, leve ao fogo alto e depois que ferver deixe por mais 3 minutos.
Acrescente o mamão e deixe por mais 1 minuto. Deixe esfriar e depois deixe descansar por 12 horas.
Goiabada cremosa
Dos doces mineiros a goiabada cremosa é um dos mais queridinhos (e não é para menos, pois ela vai bem com muita coisa, incluindo QUEIJO!). A base é fácil de fazer e você pode usar esse doce para compor muitas e muitas receitas.
Ingredientes
- 1 kg de goiabas maduras
- 150 ml de água
- 500 g de açúcar refinado
- Suco de ½ limão
Modo de Preparo
Descasque as goiabas, corte em alguns pedaços e coloque no liquidificador adicionando o suco de limão e água. Bata até que tudo vire uma mistura homogênea (quase um suco).
Depois, coe toda essa mistura e passe para uma panela. Coloque o açúcar e deixe em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos, até engrossar. Quando atingir o ponto é só deixar esfriar! Fácil, não é?
Doce de Leite Caseiro
Falar em doce de leite caseiro já é um gatilho para ir à cozinha e começar a receita, não é mesmo? É quase impossível encontrar alguém que não goste desses doces mineiros! O melhor? Não é difícil de fazer.
Ingredientes
- 1 kg de açúcar refinado
- 1 colher de margarina
- 2 litros de leite integral
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Mantenha-se mexendo a mistura e quando começar a desgrudar da panela mantenha por mais 5 minutos.
Depois de desligar, mexa constantemente por mais 3 minutos para que tudo fique bem homogêneo. E aí, acredita que um dos melhores doces mineiros é fácil desse jeito?!
Pé de Moleque
O pé de moleque é um doce extremamente tradicional e os amantes de amendoim não vivem sem.
Ingredientes
- 1/2 kg de amendoim torrado e descascado
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 kg de açúcar
- 3 colheres de margarina
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o açúcar, amendoim e a margarina. Leve ao fogo e mantenha-se mexendo até formar uma calda. Nesse ponto acrescente o leite condensado e continue mexendo na panela até chegar no ponto de brigadeiro.
Ainda quente, passe a mistura para uma forma untada com margarina e depois deixe esfriar. Depois basta cortar em pedaços e servir.
Bananada
Dificilmente não sobram algumas bananas em casa e às vezes temos até que jogá-las fora porque ficam muito passadas. Nesses casos, que tal fazer um doce de banana? Também é super fácil!
Ingredientes
- 1 kg de banana-prata bem madura
- ½ kg de açúcar cristal
Modo de Preparo
Descasque todas as bananas e amasse-as com um garfo. Depois leve para uma panela e acrescente 400g de açúcar apenas. Mexa sem parar até ficar bem cozido.
Em outra panela coloque o restante do açúcar e em fogo baixo vá mexendo até chegar no ponto de calda caramelada. Junte essa calda com a banana e continue mexendo por mais 15 minutos aproximadamente.
O ponto ideal é um creme bem homogêneo, depois é só esperar esfriar e levar para a geladeira. Se quiser deixar menos doce (já que a banana já é bem docinha), pode colocar apenas 300g no momento de fazer o doce.
Comprar doces mineiros para revenda
Fazer os doces mineiros caseiros é sempre bom, mas quando encontramos um bom fornecedor de doces, que tem toda a experiência com essa iguaria, é realmente algo diferenciado!
Se você está pensando em vender essas delícias (e mercado para isso é o que não falta!), então você pode apostar em terceirizar esses produtos. Para isso, é importante saber escolher.
Os doces devem ser bem fresquinhos, com açúcar na medida certa e serem feitos com produtos de qualidade. E, claro, toda aquela dedicação que os doces mineiros merecem!
Como vender os doces
Se o seu objetivo é vender os doces mineiros, além de optar por um fornecedor de qualidade é preciso pensar no seu empreendimento.
Ou seja, organize o seu armazém (seja ele físico ou online), comece com um estoque pequeno para ir ganhando os clientes, pense na variedade dos doces, controle o estoque para que os produtos não fiquem velhos e coisas do gênero.
As delícias de Minas Gerais realmente têm público em qualquer lugar, mas você precisa investir em um bom produto e também ter gestão (em todos os âmbitos) do seu negócio.
Mas uma coisa é certa: se você está querendo ganhar uma graninha extra ou até mesmo fazer dessa sua única renda, os doces mineiros realmente são boas opções.
Caso você esteja em outro estado isso se torna ainda mais lucrativo, pois poucas são as lojas que oferecem produtos fresquinhos e de qualidade. Se você tiver esse diferencial, com certeza terá o destaque que merece.
E, claro, você pode apostar em outras coisas mineiras além de doces, como uma variedade de queijos, pimentas e algumas bebidas (cachaça ou até mesmo vinho).
Os doces mineiros são deliciosos para quem come e também podem fazer a alegria de quem está vendendo! Escolha quais docinhos pretende vender, armazene-os corretamente e já comece a estruturar as suas vendas.