Índice
O queijo trançado é um tipo de queijo muito apreciado para comer em forma de aperitivo e pode aparecer de diversas maneiras e com muitas combinações. É um produto marcante de Minas Gerais e dificilmente alguém não aprecia.
Apesar de delicioso e mesmo já tendo sido provado pela maioria das pessoas, ainda há algumas dúvidas, talvez mais voltadas para a curiosidade, a respeito desse tipo de queijo.
Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre esse produto e, além disso, também te passaremos uma receita base dos queijos trançados. No final, trazemos uma oportunidade de negócios para você. Confira!
O que é o queijo trançado
Primeiro de tudo: o que seria efetivamente esse queijo trançado? Ele é, como muitos já sabem, um produto lácteo feito com duas ou mais tiras de queijo. Isso não é privilégio do Brasil, pois muitos países europeus são grandes produtores.
Ele é ótimo para incrementar pratos, mas normalmente, até pelo seu caráter estético, ele é servido junto com frios e acompanhado de vinho. É realmente um queijo que cai muito bem em eventos finos.
Para dar forma a esse queijo é preciso que a massa tenha certa elasticidade, caso contrário não é possível fazer o trançado. Mussarela, Akawi Sírio, Asadero latino-americano e Mussarela Italiana são queijos elásticos, por exemplo.
Então, como o próprio nome já diz, você identifica de cara um queijo trançado somente pela sua aparência de trança.
Características do queijo trançado
Na grande maioria das vezes, e como você notará no próximo tópico, este queijo é salgado através da água salgada na etapa de cura.
Esse queijo também pode ser defumado ou até misturado com algumas especiarias (como falaremos mais adiante), então é possível fazer várias combinações e obter diferentes sabores com o mesmo tipo de queijo.
O tamanho da corda depende muito, mas normalmente os vendidos possuem entre 20 a 30 centímetros de comprimento. Porém, nada impede de você encontrá-los em formatos menores, obviamente!
O queijo trançado deve ser armazenado preferencialmente na geladeira e em um plástico limpo para evitar contaminações e que ele estrague rapidamente.
Como fazer o queijo trançado
Fazer o queijo trançado realmente não é tão simples assim, exige-se um pouco de paciência e experiência para dar tudo certinho, mas também não é nada absolutamente completo. Vamos ao passo a passo?
INGREDIENTES
- 10 litros de leite integral
- 1 colher de sopa de coalho líquido
- 4 colheres de sopa de iogurte natural
- 1 xícara de sal
MODO DE PREPARO
Primeiramente, leve o leite ao fogo e aqueça até o ponto de começar a levantar fervura. Depois, desligue e coloque o iogurte natural misturando tudo até dissolver bem.
Em seguida, coloque o coalho previamente dissolvido com um pouco de água filtrada junto ao leite e misture bem.
Cubra o recipiente com um pano de prato bem limpo e deixe descansando por aproximadamente 1 hora. Passado este tempo, faça o teste da faca: enfie uma faca no queijo, se sair limpa é porque já está pronto.
Se a faca sair suja, aguarde mais uma hora e faça o teste novamente. Repita até que a faca saia limpa.
Estando o queijo coalhado, corte-o em cubos e deixe reservado por mais 5 minutos. Feito isso, mexa tudo em movimento de 8 com uma colher de pau por aproximadamente 5 minutos e, depois, pare de mexer por 3 minutos.
Faça esse ciclo de 5 minutos mexendo e 3 minutos parado por aproximadamente 30 minutos. Depois deixe o queijo dessorar por 20 minutos.
Feito isso, pegue um pano branco realmente limpo e estenda em um balde (também bem limpo). Despeje a massa e mais 1 litro de água fervida, vá mexendo e espremendo com o pano até que todo o soro saia.
Quando parecer que todo o soro saiu, deixe o futuro queijo trançado descansando e torne a espremer. Feito isso, retire a massa e coloque a massa em uma forma retangular (tamanho tipo uma peça de mussarela). Deixe descansar por 24 horas.
Quando a massa estiver sem soro ela ficará homogênea e bem lisinha. Agora chegou a hora de preparar o queijo trançado em si.
Para fazer a trança, pegue um pouco do queijo e tente esticá-lo. O ideal é que a massa estique, mas não arrebente! Se ela esfarelar, deixe mais algumas horas até chegar ao ponto mais elástico.
Estando no ponto, corte em fatias finas e coloque-as juntinhas em uma vasilha. Cubra com água fervendo.
Estando a água em temperatura ambiente, pegue as duas pontas, dê um nó e simplesmente comece a trançar. No final, dê outro nó para “fechar”. Depois, coloque em uma vasilha novamente com água quente.
Coloque uma xícara de sal nessa água e deixe salgando o queijo por aproximadamente 45 minutos. Passado esse tempo, pegue o queijo trançado, enxugue e coloque em sacos plásticos limpos. Armazene na geladeira.
Como dar novos sabores e aparência ao seu queijo trançado
O queijo trançado tradicional é feito apenas com sal, o que promove uma cor clara e gosto leitoso.
Entretanto, você pode investir em outros condimentos para trazer sabores únicos ao seu queijo.
Uma opção bem popular é o queijo com vinho. A “casquinha” do queijo é roxa porque ele toma um banho de vinho. Isso promove aromas e um gosto diferenciado na peça.
Aos amantes de pimenta, também é bem comum misturar fazer uma imersão em pimentas, o que deixa o queijo com aquele ardidinho característico. O nível de ardência depende da pimenta escolhida e, também, do quanto foi colocado.
Outra opção é misturar o queijo trançado com ervas. Com certeza essa é uma das versões mais queridinhas, pois o queijo fica extremamente aromático e saboroso.
Essas versões também promovem um quesito estético mais bonito, então acaba sendo muito usada em tábuas de frios. E, como já dito anteriormente, um vinho para acompanhar sempre vai bem!
Como fazer do queijo trançado um negócio
Não somente esse tipo de queijo, mas todas as delícias mineiras têm espaço em qualquer região do país. É realmente difícil encontrar alguém que resista aos doces, queijos, biscoitinhos e bebidas da famosa Minas Gerais.
Não é à toa que os queijos são premiados no mundo todo e que os doces atraem pessoas de todo o Brasil. Se você quer começar um novo empreendimento, já pensou em começar nas delícias mineiras.
Com um bom fornecedor (para poder oferecer em grande escala), com certeza você conquistará clientes rapidamente, principalmente se não estiver no estado de MG.
É realmente difícil encontrar empórios que oferecem produtos fresquinhos e que realmente sejam feitos da forma tradicional mineira.
O queijo trançado é apenas o começo! Invista em um bom estoque e comece a estruturar o seu armazém, podendo ser uma loja física ou até mesmo online.
Com uma gestão adequada e bons produtos você rapidamente ganhará a região. Dependendo de onde estiver, pessoas de outras cidades começarão a te procurar. É realmente uma grande oportunidade de renda.
Então, escolhe os melhores tipos de queijo trançado, doces, bolachinhas, bebidas, pimentas, enfim, tudo aquilo para fazer da sua lojinha um cantinho personificado de Minas Gerais. Com certeza o sucesso irá aparecer em breve!